Meta de matricular 100% dos alunos de 6 a 14 anos está em risco no Ceará

A evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão está entre os principais desafios impostos pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias de orientação das políticas educacionais até 2024. No que compete à educação básica, a meta 2 determina que todas as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade devam estar matriculados no Ensino Fundamental até o último ano de vigência do Plano. No Ceará, no entanto, 94,5% dos municípios correm o risco de descumprir este indicador.

É o que aponta o TC Educa, plataforma eletrônica desenvolvida pelos tribunais de contas dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto Rui Barbosa, para monitorar e fiscalizar o cumprimento das metas 1, 2 e 3 do PNE, assim como para auxiliar as gestões municipais e estaduais no desenvolvimento de estratégias de ação. Os dados são referentes ao ano de 2017, o mais recente disponível.

O levantamento mostra que 174 municípios cearenses apresentavam risco de descumprimento da meta no prazo estabelecido. O sistema considerou nessa situação a localidade que, entre 2014 e 2017, apresentou um avanço anual no número de estudantes matriculados menor do que o esperado para atingir o indicador estabelecido.

Apenas oito municípios estiveram em situação regular em 2017, ou seja, com estatística acima de 97% da população de 6 a 14 anos de idade frequentando a escola. São eles: Eusébio, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Entre eles, o Eusébio foi o que mais registrou avanço durante os quatro anos analisados, com uma tendência de avanço anual de 3.48 pontos percentuais.

FONTE: Diário do Nordeste.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *