Em alerta máximo, Japão se prepara para forte tufão em áreas devastadas por enchentes

O Japão está se preparando para um poderoso tufão que vem se aproximando lentamente da costa central do país no sábado, já que a tempestade tropical provavelmente trará fortes chuvas em regiões que já foram devastadas por enchentes e deslizamentos de terra.

O impacto do tufão Jongdari já foi sentido em Odawara, província de Kanagawa, perto de Tóquio, onde a polícia recebeu uma chamada de emergência por volta das 19h, relatando que vários veículos, incluindo uma ambulância, estavam presos em uma estrada coberta de água perto do oceano devido a ondas altas. A polícia disse que um homem de um dos veículos estavam desaparecidos.

Vindo menos de um mês após as chuvas torrenciais devastarem as regiões ocidentais, o tufão deve chegar ao centro do país na madrugada de domingo.

Autoridades locais em áreas afetadas por desastres, onde milhares de pessoas continuam morando em abrigos, montaram novas instalações no sábado, pedindo que os moradores que moram em locais perigosos evacuem cedo por precaução.

Haruo Nanri, 80 anos, que vive em uma escola primária na cidade de Hiroshima após o desastre da chuva, recebeu um novo aviso de evacuação quando estava se preparando para voltar para casa depois de remover o solo de sua casa.

“Eu pensei que eu poderia finalmente ir para casa”, disse Nanri, depois de decidir estender sua estadia na escola devido ao tufão que se aproximava.

No oeste do Japão, chuvas fortes de mais de 80 milímetros por hora podem ocorrer até segunda-feira, informou a agência meteorológica, alertando sobre deslizamentos de terra, enchentes, tempestades e ondas altas.

Mantendo a sua força, o tufão está embalando ventos de até 180 quilômetros por hora.

O transporte foi afetado, com as companhias aéreas cancelando mais de 280 vôos no sábado.

A partir das 21h, o 12º tufão da temporada estava se movendo sobre o Oceano Pacífico, a cerca de 60 km a sudeste de Omaezaki, na província de Shizuoka, e indo para o oeste a uma velocidade de 35 quilômetros por hora. Tinha uma pressão atmosférica de 970 hectopascais no centro.

A Agência Meteorológica do Japão prevê que, depois que o tufão atingir o continente, é provável que ele diminua ainda mais, continuando seu movimento no sentido oeste, passando pelas regiões de Kinki, Chugoku e Shikoku, e chegando a Kyushu no sudoeste na noite de domingo.

Tipicamente, os tufões aproximam-se do arquipélago japonês a partir do sudoeste, muitos seguem um curso de sudoeste para nordeste devido em parte ao efeito da corrente de jato a oeste e à alta pressão sobre o Pacífico.

O esperado rumo incomum levou o primeiro-ministro Shinzo Abe a emitir uma advertência rara na sexta-feira sobre a tempestade do fim de semana, especialmente para aqueles afetados pelas inundações no oeste do Japão que matou 224 pessoas e destruiu milhares de casas.

O país também foi atingido por uma onda de calor que imediatamente seguiu o desastre da chuva e que a agência declarou um “desastre natural”. O calor extremo empurrou os termômetros para um recorde de 41,1 graus na segunda-feira e matou dezenas de pessoas, a maioria idosos por causa da insolação.

No período de 24 horas até às 18:00 horas de domingo, 400 mm de chuva podem cair em algumas áreas no leste e no centro do Japão, enquanto a precipitação esperada em algumas regiões do oeste do Japão é de 250 mm.

FONTE: ipc.digital.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *