Estudantes de direita se dizem oprimidos por colegas na UFC

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) formaram grupo de estudo por se dizerem oprimidos pela maioria de esquerda, segundo eles, do curso. A iniciativa tem provocado polêmica no ambiente acadêmico. A ideia do projeto “Diálogos Com-política” é debater a conjuntura política do País.

Por meio de nota, no Facebook, o professor de jornalismo da UFC, Diógenes Lycarião, coordenador da proposta, explicou que o projeto surgiu da necessidade de ampliar o debate político além da polarização e evitar que universitários sejam agredidos ao expor suas ideias – o que, segundo ele, é recorrente.

Ainda em nota, ele declara que estudantes com opiniões contrárias sofrem “agressões, insultos e humilhações”. O POVO Online não conseguiu contato com o docente até o momento. Projeto foi criado em dezembro de 2017. Entenda o projeto no link. Leia trecho da nota:

“Na condição de professor e pesquisador em Comunicação Política com adesão aos valores democráticos, isso muito me preocupou, pois acredito exatamente na ideia de que os projetos, valores e concepções com as quais discordamos devem ser enfrentando no plano das ideias, da argumentação e não das pessoas. No plano da persuasão, apresentação de evidências e racionalidade moral e não do constrangimento, da humilhação e da desqualificação do interlocutor.

Justamente por acreditar na força dos valores e pensamento do campo liberal de esquerda é que muito me preocupa que exista uma incapacidade desses valores e pensamento produzir novas adesões pelo fato de haver uma cultura política refratária ao diálogo e ao debate de ideias. Sintomático foi o relato de um estudante que me perguntou “como vou ser convencido se apenas recebo chacota e constrangimento? ”, explicou em nota.

FONTE: Redação O POVO Online.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *