Operação Carnaval 2024: Resultados Promissores na Segurança Viária, aponta PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os resultados da Operação Carnaval 2024, que se estendeu de 9 a 14 de fevereiro, revelando uma notável melhoria nos índices de segurança viária em comparação aos anos anteriores.

Durante os seis dias de intensa fiscalização nas rodovias federais em todo o país, a PRF concentrou esforços na prevenção de acidentes, mortes e feridos. Um total de 3.447 pessoas foram fiscalizadas, com especial atenção para condutas irregulares de motoristas que representam riscos à segurança, como a combinação de álcool e direção, ultrapassagens indevidas e falta de utilização do capacete de segurança.

Os números revelam a eficácia das ações implementadas. Durante a operação, 37 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou por se recusarem ao teste de alcoolemia. Além disso, 3 indivíduos foram presos por apresentarem sinais de embriaguez ao volante.

A fiscalização também identificou 231 ultrapassagens indevidas e flagrou 97 casos de motoristas e passageiros não utilizando o capacete de segurança. A PRF deteve 10 pessoas por crimes diversos, encaminhando-as à polícia judiciária.

O destaque da Operação Carnaval 2024 foi a expressiva redução nos índices de sinistros em comparação ao ano anterior. Registrando 12 sinistros no total, resultando em 10 feridos e 3 mortes, este Carnaval apresentou o menor índice de ocorrências dos últimos cinco anos. As mortes ocorreram em Fortaleza, Coreaú e Jati.

Comparando com o ano de 2023, os resultados são notáveis. Houve uma queda de 62% no número total de sinistros, diminuindo de 32 para 12. Os sinistros graves também reduziram em 58%, passando de 12 para 5. A diminuição de 74% no número de feridos, de 39 para 10, e a redução de 57% nas mortes, de 7 para 3, refletem o impacto positivo das medidas adotadas em termos de fiscalização, conscientização e controle do tráfego durante o período carnavalesco.

A PRF destaca que esses resultados ressaltam a importância da atuação conjunta entre autoridades e condutores para garantir a segurança nas estradas, enfatizando a necessidade contínua de práticas responsáveis no trânsito.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *