Eleições 2022: Pesquisa aponta Capitão Wagner com 38%; Roberto Cláudio, 25%, e Elmano, 20%

A pesquisa realizada pelo Ipespe, encomendada pelo jornal O Povo e divulgada nesta quinta-feira, aponta que, se a eleição fosse, hoje, o candidato do União Brasil ao Governo do Estado, Capitão Wagner, receberia 37% das intenções de votos, vindo, em seguida, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 25%, e Elmano Freitas (PT), com 20%. A pesquisa foi na modalidade estimulada, que é quando são oferecidas as opções aos entrevistados. Além disto, esta é a primeira coleta de dados realizada após o começo da campanha eleitoral, iniciada no dia 16 deste mês.

Confira na íntegra a participação do correspondente no Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto

Com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos Elmano Freitas e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados na segunda posição da corrida pelo Palácio da Abolição. Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB), com 1% das intenções de voto cada um. Apesar de constar na lista, Serley Leal (UP), não pontuou. Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 17%.

A PESQUISA ESTIMULADA
Capitão Wagner (UB): 37% (-1 ponto em comparação com a pesquisa anterior);

Roberto Cláudio (PDT): 25% (-3 pontos);

Elmano Freitas (PT): 20% (+7);

Zé Batista (PSTU): 1% (mesma pontuação);

Chico Malta (PCB): 1% (+1);

Nenhum/Branco/Nulo: 10% (-1);

Não sabe/Não respondeu: 7% (+1)

Já na pesquisa espontânea, que é quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Capitão Wagner também lidera, mas com 26% das intenções de voto. Já o petista Elmano fica na segunda posição, onde tem 12% da preferência do eleitorado e Roberto Cláudio registrou 11%. Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 49%. Os candidatos Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

PESQUISA ESPONTANEA
Capitão Wagner (UB): 26% (-2 pontos em comparação com a pesquisa anterior);

Elmano Freitas (PT): 12% (+4 pontos);

Roberto Cláudio (PDT): 11% (-1);

Nenhum/Branco/Nulo: 2% (-1)/

Não sabe/Não respondeu: 47% (+2)

Foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Ceará, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%.

Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04538/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-07968/2022.13%.

FONTE: Ceará Agora.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *