BARRO-CE: Não venda seu voto, vender voto também é crime!

No próximo domingo dia 15 de novembro serão realizadas as eleições municipais nas diversas cidades espalhadas pelo Brasil, e com o aproximar das eleições, várias preocupações invadem as cabeças de candidatos e eleitores, e em cidades pequenas cresce o medo que vendas e compras de votos prejudique o pleito e coloque em cheque a decisão do povo.

Com o iniciar desta última semana de campanha o clima de eleição já tomou conta de muitos municípios Brasil afora, e no município do Barro isso não é diferente, claramente já se ver a ansiedade no olhar dos eleitores que se preparam para a votação no próximo domingo, mas infelizmente ainda tem alguns eleitores de má-fé que acabam se aproveitando de desespero de políticos por voto, para colocar suas garrinhas de fora.

Eleitores que exigem de políticos pagamentos de bebidas em festas e bares, dinheiro para pagar despesas pessoais, ou recebimento de bens materiais, não são eleitores de fato, são apenas células cancerígenas que corroem a democracia, assim como os políticos que são coniventes com essa prática criminosa e tão nociva à democracia.

Muitos podem ainda não saber, mas vender voto também é crime, a lei prevê a pena de até quatro anos de prisão e o pagamento de multa ao eleitor que solicita ou recebe, para si ou para outra pessoa, dinheiro, bem ou qualquer outra vantagem, em troca do seu voto (artigo 299 do Código Eleitoral). Basta a solicitação de dinheiro ou vantagem para a configuração do crime, ainda que não se concretize o recebimento.

A prática é denominada corrupção eleitoral passiva, tão reprovável e nociva quanto o ato cometido pelo candidato que compra votos, o corruptor, aquele que pratica a corrupção eleitoral ativa.

Portanto, pela lei, quem compra e quem vende voto são considerados criminosos, fato que se mostra bastante pertinente levando-se em conta que o crime somente se consuma com a participação efetiva de ambos. Mais claro e direto: tem quem compra porque tem quem vende (e vice-versa).

Além de cometer crime, o eleitor que vende o seu voto vende também a sua liberdade de escolha, entrega a sua própria consciência.

E nessa compra e venda tão prejudicial, perde o processo eleitoral que fica desigual e viciado! Perde a democracia que fica manchada! Perde o eleitor que votou em um candidato comprador de votos!, Perde toda a sociedade!.

Então caro eleitor e eleitora barrense, seja consciente e não venda o seu voto, o fim da corrupção e o desenvolvimento da sua cidade depende de você, vote certo, vote consciente!.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *