Ceará registra baixos níveis de umidade relativa do ar a partir de julho

O Ceará começa a registrar baixa umidade relativa do ar no segundo semestre do ano. Municípios como Tauá, no Sertão Central e Inhamuns, e Crateús, também no Sertão Central, atingiram o nível mínimo de umidade, 21%, nesta terça-feira (21) e na última sexta-feira (17), respectivamente, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Abaixo disso é considerado estado de alerta.

Segundo classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de umidade relativa do ar são divididos nas seguintes proporções:

• Estado de observação: 40% a 31%;

• Estado de atenção: de 30% a 21%;

• Estado de alerta: de 20% a 12%.

Quanto maior a temperatura, menor é a umidade. Portanto, essa relação é inversamente proporcional.

Essas condições podem causar impacto na saúde das pessoas e, por isso, a OMS recomenda reduzir a exposição ao sol e as atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

E o Ministério da Saúde indica ainda o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.

Interior e Litoral

Os fenômenos podem ser diferentes no interior do estado e faixa litorânea, como explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

“Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”.

De acordo com a meteorologista, “a faixa litorânea geralmente se apresenta mais úmida ao longo de todo o ano, em virtude da umidade proveniente da evaporação da água oceânica e que é trazida para o continente pelos ventos”.

A partir de julho, além da baixa umidade do ar, predomina o céu claro, com poucas nuvens, e há aumento da temperatura máxima e da velocidade dos ventos, segundo a Funceme. Há um alerta da Marinha para ventos de até 61km/h no litoral do Ceará até a noite desta quinta-feira (23).

FONTE: Portal G1-CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *