Andreza Aquino viajará na madrugada deste domingo(2), para representar o Ceará na Escola Avançada de Física Experimental, no Rio de Janeiro

Residente atualmente em Crato, mas natural do município do Barro, Andreza Aquino, de apenas 20 anos, apesar da pouca idade já tem muito o que contar, Andreza é aluna da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e já com um currículo bem diversificado, atualmente já dá aulas em um colégio na iniciativa privada, além de tudo isso a jovem universitária ainda é digital influencer, tem seu próprio canal no YouTube e também participa do canal Bioloduvidas, além de interagir bastante com seus seguidores no Instagram, aonde ela também faz sucesso.

Sempre esforçada e dedicada aos estudos, no ano passado Andreza Aquino foi selecionada para representar o Estado do Ceará durante a 5° Edição da Escola Avançada de Física Experimental no Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas, localizado na cidade do Rio de Janeiro, para aonde na madrugada deste domingo dia 02 de fevereiro ela estará viajando, para participar do evento que será realizado de 03 a 14 de fevereiro no CBPF, com Andreza, também foi selecionada Julie Cavalcante, de 22 anos, que é natural do Pernambuco e estuda na Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Engenharia de Materiais.

O objetivo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), para quem não o conhece, é promover e motivar a atuação em áreas experimentais e o evento é voltado exclusivamente para a física experimental.

O público-alvo são estudantes de pós-graduação e principalmente alunos de graduação de física e áreas correlatas (Engenharias, Química, Matemática, etc), de todo o Brasil e América do Sul.

Procurada pela nossa reportagem para falar um pouco sobre sua viagem e expectativas para o evento, Andreza Aquino nos respondeu:

Ir para o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas sem dúvidas é algo de extrema responsabilidade, principalmente quando se trata da Escola Avançada de Física Experimental. As estruturas dos laboratórios e dos equipamentos científicos e tecnológicos faz parte de um mundo que todo mundo deveria conhecer. Eu, como estudante e cientista, estou lisonjeada em ter sido aprovada em uma seleção que atinge a América do Sul inteira e principalmente, por ser a única do meu curso a ser aprovada dentro de um universo de quase 300 inscritos. Viajarei no dia 02 de Fevereiro às 3:30 da manhã. Estou muito ansiosa, visto que a organização do evento é muito responsável e atenciosa com os participantes. Vejo que será uma grande oportunidade de me adentrar cada vez mais no espaço da ciência, além disso, é também uma grande responsabilidade representar o meu estado e a minha universidade (URCA). Acrescento ainda que estou muito empolgada com os módulos de pesquisa e mais ainda por poder durante esse espaço de tempo que ficarei no Rio de Janeiro, produzir um artigo Científico que com certeza, acrescentará a ciência juntamente com os demais integrantes. Sou muito grata ao CBPF por permitir essa oportunidade aos estudantes do Brasil e da América do Sul e principalmente, por manter interdisciplinaridade e tamanha preocupação com cada um de nós. O CBPF e a organização da 5° Escola de física Experimental são símbolos de responsabilidade e compromisso com a ciência e a educação do país. Além de tudo isso, também irei aprender novas técnicas, por tentar relacionar a biofísica e outros aspectos para a construção do conhecimento amplo e interdisciplinar. Estou muito feliz! Saliento também o quanto além de conhecimento, esse evento trará ainda mais uma diversidade no meu currículo. Precisamos agir como pessoas híbridas, atrelando diversos conhecimentos, trazendo-os para a realidade social e incentivando cada vez mais a pesquisa Científica e Acadêmica para o Brasil. Me sinto altamente feliz por ter sido uma das 82 aprovadas e mais feliz ainda por estar realizando tantos sonhos ainda estando no início do 5° semestre da faculdade e com 20 anos de idade. Aproveito para agradecer a todos e todas que contribuem para a educação e para a Ciência Brasileira e a todos e todas que me ajudaram e me apoiaram nesse processo. Disse Andreza Aquino.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *