CNPq corta bolsas de pesquisa no Cariri e UFCA se posiciona

Em nota lançada nesta quarta-feira (21), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) fala sobre os cortes em bolsas de pesquisa. Com a diminuição do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cerca de 2.295 pesquisadores do Ceará poderão ficar sem o pagamento de bolsas universitárias a partir de outubro.

“A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vem manifestar à comunidade acadêmica sua preocupação com a grave situação pela qual passa a pesquisa no Brasil”, diz a introdução da nota.

Ao todo, cinco bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiadas pelo órgão, foram cortadas na UFCA. Três delas eram destinadas ao Ensino Médio, e estavam em fase de indicação dos bolsistas. A Universidade apenas tomou conhecimento do cancelamento das bolsas no último dia 15 de agosto (quinta-feira).

Desde sua fundação, em 2013, quando se desvinculou da Universidade Federal do Ceará, a UFCA já soma 371 projetos de pesquisa e mais de 2 mil artigos classificados no Qualis Periódicos (sistema que classifica a produção científica dos programas de Pós-Graduação).

“Mesmo sendo ainda uma instituição jovem, a UFCA já produz pesquisas de qualidade em pleno sertão cearense, estudando objetos como fósseis, plantas medicinais, softwares e dimensões além do espaço-tempo”, diz a nota.

“Não há certeza de que a agência terá condições de honrar seus compromissos com as bolsas já implementadas”, completa a nota divulgada pela UFCA.

FONTE: Site Badalo.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *