Moro autoriza permanência da Força Nacional de Segurança no Ceará por mais 30 dias

Os 406 homens da Força Nacional de Segurança (FNS) que estão no Ceará desde janeiro, deverão permanecer aqui por mais 30 dias. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (8), pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), através do seu titular, ministro Sérgio Moro. Ao fim deste prazo, as tropas sairão do estado de forma gradativa.

A informação encerra a polêmica sobre o assunto que vinha se arrastando desde o começo desta semana. Em Brasília, as autoridades avaliaram a necessidade de o reforço policial permanecer patrulhando as vias da Capital após a temporada de ataques e atentados contra prédios públicos e veículos do sistema de transporte coletivo. Nada menos, que 46 ônibus foram incendiados na Grande Fortaleza entre os dias 2 e 27 de janeiro.

Os 406 policiais da FNS estão atuando de forma preventiva nos terminais de passageiros, em patrulhamento nos corredores de ônibus, praças, além de ajudar na escolta de presos e na guarda de equipamentos da malha viária, como viadutos e pontes.

Retorno:

O ministro Sérgio Moro confirmou a continuidade da presença da FNS no Ceará em entrevista a uma emissora de rádio na manhã desta sexta-feira, em Brasília. Segundo ele, após os 30 dias, a tropa vai ser transferida paulatinamente, mas podendo retornar imediatamente à Fortaleza casos os ataques sejam reiniciados pelos criminosos.

O estado aguarda, ainda, a chegada de, pelo menos, 100 agentes penitenciários de outros estados. Eles vão reforçar a segurança nos presídios da Grande Fortaleza hoje lotados de presos trazidos das cadeias públicas no interior, que foram desativadas. Mais de 80 cadeias foram fechadas por falta de segurança e de condições higiênicas.

FONTE: Ceará News7.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *