Chove em 70 municípios nas últimas 24 horas, segundo Funceme
Choveu em 70 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Desde o início da quadra chuvosa, na última sexta-feira, 1º, este é o quarto dia que registra precipitações em pelo menos 60 municípios. O maior índice registrado foi no município de Santana do Acaraú, localizado no Litoral Norte, com 46 milímetros (mm).
Pelo segundo dia consecutivo, a região Jaguaribana concentra boa parte das chuvas no Estado, com a segunda e terceira maiores marcas do dia: Iracema (45 mm) e Ererê (43 mm).
Já na região de Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, duas cidades registraram precipitações acima de 40 mm, em Independência (42.2 mm) e Crateús (41 mm). Na mesma área, outros três municípios superaram 15 mm de chuva: Novo Oriente (26 mm), Solonópole (23 mm) e Quiterianópolis (19 mm).
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Caucaia ficou entre as dez maiores precipitações do dia, com a marca de 38 mm. Na Capital, o maior índice registrado foi no posto de Messejana, com 16 mm de chuva.
Previsão
Para esta terça-feira, 5, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. Em Fortaleza, há uma maior probabilidade de chuva pela manhã e a temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.
O Estado segue com condições favoráveis para chuva nos próximos dias. A análise feita indica que há nuvens sobre todas as macrorregiões, principalmente no Centro-Sul, Ibiapaba e Litoral Norte, onde são esperadas precipitações mais consideráveis.
A maior probabilidade de chuva se deve à proximidade de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo ao Litoral Norte e a expectativa da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), ambos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará.
10 maiores chuvas por posto no dia:
Santana do Acaraú: 46.0 mm
Iracema: 45.0 mm
Viçosa do Ceará: 43.0 mm
Ererê: 43.0 mm
Independência: 42.2 mm
Crateús: 41.0 mm
Forquilha: 40.0 mm
Caucaia: 38.0 mm
Iracema: 34.0 mm
Frecheirinha: 31.0 mm
FONTE: O POVO Online.