Beijo no primeiro encontro? O que os japoneses pensam sobre isso?

Kiss Day (キスの日) ou Dia do Beijo, em português, é comemorado no dia 23 de maiono Japão. Essa data foi escolhida por causa da primeira cena de beijo na indústria cinematográfica japonesa em 23 de maio de 1946. O nome do filme é “Hatachi no Seishun” (はたちの青春), que significa “Juventude dos 20 anos” e foi dirigido por Yasushi Sasaki(佐々木康).

Lançado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o filme ganhou bastante repercussão e garantiu o sucesso nas bilheterias no Japão. Apesar de receber muitas críticas positivas e negativas, o tal “beijo” não passou de um Seppun (接吻), ou seja apenas um toque de lábios, e ainda protegido por uma gaze, segundo os atores Kaoru Aikawa e Michiko Ikuno.

Esta cena pode ter sido o primeiro beijo real na indústria cinematográfica japonesa, no entanto existe outra cena icônica gravada quatro anos depois que parece ter tido uma repercussão ainda maior. Trata-se de uma cena do filme “Mata au hi made”(また会う日まで), em português “Até que Nos Encontremos Novamente” de 1950, dirigido por Tadashi Imai.

Na cena deste filme, considerado ousado na época, os lábios dos protagonistas nem chegam a se tocar pois o beijo acontece através do vidro de uma janela. Infelizmente não encontrei vídeos e nem muitas imagens relacionadas a esses filmes na internet. Uma pena…

Vale lembrar que no Japão, mesmo nos dias de hoje não é tão comum vermos casais de namorados passeando de mãos dadas ou trocando carinhos ou beijos em público. Aliás, raramente vemos contato físico entre japoneses, nem mesmo aperto de mãos. O tipo de cumprimento mais comum na Terra do Sol Nascente é o “Ojigi”, reverência em arco.

Não podemos ignorar o fato de que o Japão é uma nação insular que por 300 anos manteve suas portas fechadas para outras culturas. Desta maneira suas fortes raízes tradicionais se mantiveram preservadas. Mas este estereótipo vem sendo quebrado lentamente devido à globalização e à influência dos estrangeiros que visitam ou residem no país.

Mas a ausência de contato físico e demonstrações de carinho em público não significa propriamente que os japoneses sejam frios. Na verdade, o beijo é muito valorizado por eles e justamente por não ser encarado como algo corriqueiro, muitos querem que essa intimidade aconteça com alguém realmente especial, em um lugar e em um momento adequado.

Mas quando seria esse momento adequado? No primeiro encontro? Ou seria melhor no terceiro? Para saber a opinião dos japoneses, o site japonês Minna no Koedecidiu fazer uma pesquisa de opinião pública sobre qual o momento ideal para o primeiro beijo acontecer.

A pesquisa contou com a participação de 6.510 pessoas e como era de esperar, as respostas foram divergentes. No entanto, constatou-se que para 33% dos participantes, o momento mais propício para o primeiro beijo seria no terceiro encontro. Mas, surpreendentemente, 27% dos participantes disseram não se importar do beijo acontecer no primeiro encontro.

Já 18% dos entrevistados disseram que o momento ideal poderia ocorrer no segundo encontro enquanto 14% escolheram o quinto encontro como sendo o ideal. Já 3% disseram que o primeiro beijo deve acontecer somente após o casamento.Segue o ranking abaixo:

1. No terceiro encontro 33% (2,127 pessoas)
2. No primeiro encontro 27% (1,753 pessoas)
3. No segundo encontro 18% (1146 pessoas)
4. No quinto encontro, ou depois 14% (910 pessoas)
5. Só no casamento 3% (184 pessoas)

Em relação à idade dos participantes, a pesquisa mostrou que para pessoas na faixa dos 30 anos, beijar no primeiro encontro é uma grande possibilidade, chegando a 30% dos votos. A segunda opção mais voltada foi o terceiro encontro (24%), seguida pelo segundo encontro (16%), quinto encontro (13%) e por último “depois de decidir se casar” (6%).

Já em relação ao sexo dos participantes, as duas opções mais escolhidas por homens e mulheres foram quase equivalentes, com o terceiro encontro sendo o mais popular (33% e 34%, respectivamente), em seguida, primeiro encontro com 22% e 24% dos votos.

Enfim, se você achava que um casal de japoneses demorava uma eternidade para dar seu primeiro beijo, saiba que as coisas estão mudando. Apesar de nos animes, mangás e doramas o beijo demorar para acontecer, na vida real parece que as coisas estão evoluindo.

E aí? O que você achou dessa enquete? Acha mesmo que os tempos são outros? Ou será que os votantes não foram tão sinceros ao responder essa pesquisa? Deixe sua opinião!.

FONTE: soranews24.com

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *