Marte tem depósito de água em estado líquido, confirmam cientistas

Um grupo de cientistas italianos, que estão trabalhando em conjunto com a Agência Espacial Europeia, anunciou a presença de água em estado líquido em Marte, confirmando assim as esperanças de diversos especialistas ao longo dos anos.

Como nota o MIT Technology Review, os pesquisadores que estudavam o ‘Planeta Vermelho’ já haviam conseguido encontrar pequenas quantidades de gelo na atmosfera. Faltava, porém, a confirmação de que se podia encontrar água em Marte.

A descoberta foi feita graças ao instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding (MARSIS) a bordo da aeronave Mars Express, que tem enviado ondas de rádio na esperança de que o respectivo reflexo confirme a existência de água. O estudo captou sinais semelhantes em lagos subterrâneos na Antártida e Gronelândia.

Mesmo que tenha sido encontrada água em estado líquido isto não significa que os futuros colonos da Terra consigam aproveitá-la para beber. O motivo por que esta água não se encontra congelada é explicado com a alta dose de sal das pedras marcianas, pelo que seria necessário muito equipamento pesado para a tornar potável.

FONTE: Notícias ao minuto.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *