Governo japonês quer aumentar média do salário mínimo por hora para 874 ienes. Classe trabalhadora quer mais

Tóquio – A média do salário mínimo por hora no Japão ficou em 848 ienes no ano de 2017, segundo dados do Ministério do Trabalho do país.

A divulgação dos dados foi feita dois dias antes de uma reunião entre membros do governo para decidir o valor dos salários para o resto de 2018. O governo quer aumentar o valor em 3%, o que faria a média do salário mínimo por hora subir em 26 ienes, atingindo um total de 874 ienes.

No entanto o valor proposto pelo governo está abaixo do desejado pela classe dos trabalhadores. Eles consideram o valor muito baixo para que uma pessoa possa subir de vida. O grupo argumenta que pelo valor atual de 848 ienes por hora, uma pessoa consegue acumular, em regime de trabalho integral, um total de 1,76 milhões de ienes (R$ 60 mil) por ano, o que é considerado baixo para o custo de vida no país.

A classe trabalhadora ressaltou ainda que mesmo com um salário de 1000 ienes por hora, totalizando 2,08 milhões de ienes (R$70 mil), o valor não seria o suficiente para ter uma vida digna. O grupo ressalta que o ideal seria um salário de 1500 ienes a hora.

Além do valor proposto, os trabalhadores frisaram que a diferença de salário entre as regiões do país ainda é grande, e que o primeiro objetivo do governo deveria ser o de elevar o salário em todo o país, já que com exceção de Hokkaido, Hiroshima e as regiões mais desenvolvidas no centro (Kansai e Chubu) e no leste (Kanto) do país, todas as outras regiões registram casos de salários mínimos menores do que 800 ienes por hora. A região mais próspera nesse quesito é Tóquio, com salário mínimo de 958 ienes a hora.

A organização dos sindicatos espera que a diferença entre as regiões seja reduzida pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe. Porém o governo não pretende ceder a todas as exigências do grupo, argumentando que o aumento do salário precisa ser feito levando em consideração a saúde econômica das empresas. O impacto para as pequenas e médias empresas poderia ser grande em caso de aumento excessivo, justifica o governo.

Apesar das diferenças entre os dois lados o certo é que o salário por hora deve aumentar, pois a falta de mão-de-obra no país, tem feito as empresas pagarem mais a fim de garantir novos funcionários ou manter os já empregados.

FONTE: Jiji.com

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *