Veículo ‘pau de arara’ que levava time de futebol amador capota e mata jovem de 14 anos em Itapajé – CE
Um atleta de futebol amador de 14 anos morreu em um acidente na manhã deste domingo (20) em Itapajé, no interior do Ceará. Outras seis pessoas se feriram, entre elas uma está em estado grave de saúde. O acidente ocorreu na CE-168, entre em uma região serrana entre a cidades de Itapipoca e Itapajé, por volta das 8h deste domingo, de acordo com a Polícia Militar.
Segundo o sargento Antônio Loiola, cerca de 10 passageiros eram levados da cidade de Itapajé para a comunidade de Assunção, na zona rural de Itapipoca, em uma caminhonete D-20. O veículo é adaptado para comportar mais passageiros na caçamba, modelo conhecido como pau de arara, o que é irregular.
Veículo ‘perdeu força’:
De acordo com o relato de testemunhas à Polícia Militar, o veículo perdeu força na subida da estrada serrana e capotou. “O veículo não suportou a subida da serra em uma curva e começou a descer, sem controle do motorista. Para não cair no abismo, ele [o condutor] jogou [o veículo] para o lado da serra; quando ele fez essa manobra, o veículo capotou”, conta o coronel.
“Poderia ter sido uma tragédia, pela gravidade do acidente, poderiam ter morrido várias pessoas, mas quase todos sobreviveram, graças a Deus”, avalia o PM.
Uma pessoa sofreu ferimentos graves e foi transferida para o Hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, onde recebe atendimento. Os outros feridos, seis pessoas, conforma a PM, sofreram apenas escoriações leves.
O motorista foi levado à Delegacia de Itapipoca, onde deve prestar depoimento ainda na manhã deste domingo.
Decisão judicial:
Nesta semana, a Justiça negou um pedido da associação de motorista de veículos pau de arara que pedia autorização para fazer o transporte de passageiros na região Sul do Ceará.
Para o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, relator do processo, esses veículos “não oferecem a mesma segurança, conforto, higiene e acessibilidade dos transportes coletivos, sejam os ônibus, topiques ou micro-ônibus”.
FONTE: G1.