
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (3) que a Justiça Eleitoral já começou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral em 2025.
Além das eleições de 2026, Cármen Lúcia destacou que o tribunal também já iniciou o planejamento do pleito municipal de 2028. Segundo ela, providências como cálculo de eleitores e quantidade de urnas necessárias já estão sendo tomadas.
Defesa da democracia
Durante seu discurso, a presidente do TSE reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a imparcialidade e a democracia, afirmando que a liberdade e a justiça só podem ser garantidas dentro desse regime.
“A Justiça Eleitoral continuará a atuar com rigor, serenidade, com imparcialidade e comprometida com a democracia, garantindo as liberdades de eleitoras e eleitores.”
Mudança na presidência do TSE
As eleições presidenciais de 2026 serão presididas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumirá o comando do tribunal em agosto de 2025, quando termina o mandato de Cármen Lúcia. Kassio Nunes foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
FONTE: Agência Brasil.