Tóquio – A seleção japonesa retornou na quinta-feira (05/07) ao país e foi recebida por cerca de mil fãs no aeroporto de Narita em Tóquio.
O time foi recebido com aplausos e elogios pelos fãs, que aproveitaram o momento para tirar muitas fotos do time de Akira Nishino, que fez uma campanha acima do esperado para uma seleção que chegava desacreditada na Copa do Mundo.
A chegada do time aconteceu em um clima completamente diferente a saída da seleção do mesmo aeroporto. No dia dois de junho, quando os Samurais Azuis deixaram o aeroporto de Narita para os últimos amistosos antes da Copa, apenas 150 fãs compareceram a despedida.
A vitória sobre a Colômbia e as partidas corajosas contra Senegal e Bélgica fizeram o torcedor japonês mudar de opinião em relação à sua seleção. Os torcedores receberam os jogadores com mensagens de “Okaeri” (“bem-vindo de volta”, “Arigato”, “Otsukare-sama” (“bom trabalho”), entre outros.
Funcionários da JAL que receberam a seleção também fizeram sua parte, recebendo os atletas com uma faixa maior agradecendo os momentos de emoção proporcionados pela seleção nacional.
Akira Nishino não segue na seleção
Horas depois do desembarque da seleção do Japão em Narita, a Associação Japonesa de Futebol (JFA) anunciou que o técnico Akira Nishino não segue no comando da seleção.
O acordo firmado pelo treinador garantia a sua participação apenas durante a Copa do Mundo da Rússia. Oficialmente o acordo será encerrado no final de julho, mas na prática, considerando que o Japão não terá mais partidas pela frente, o treinador já está dispensado do time.
O treinador não se surpreendeu com a notícia, que já era do seu conhecimento. Ele aproveitou para agradecer a oportunidade de ter trabalhado a frente da seleção nacional e disse ter gostado do bom clima na equipe durante o mundial. Nishino agradeceu também o apoio de toda a comissão técnica.
Com a saída de Nishino, a JFA discute para decidir quem será o novo técnico do Japão. A imprensa japonesa cogita que o alemão Jürgen Klinsmann (53) é o candidato mais forte. Klinsmann foi técnico da seleção da Alemanha, antes da chegada de Joachim Low, que levou os alemães a vitória na Copa do Mundo do Brasil.
Além de Klinsmann outros 11 nomes estão cotados para assumir a vaga de treinador. Entre os candidatos há técnicos japoneses e estrangeiros, mas acredita-se que a opção será novamente por um treinador estrangeiro.
A JFA se reunirá no dia 20 de julho para decidir quem será o novo técnico.
FONTE: Sponichi Annex, HUFFPOST, NHK WEB NEWS