O Ceará começou o ano de 2022 com fortes chuvas de pré-estação em todo o estado, e as precipitações devem seguir pelos próximos meses. A previsão para o próximo período chuvoso é de Josué Viana, um dos chamados “profetas da chuva” que tradicionalmente fazem previsões sobre o clima com base na sabedoria popular e na observação da natureza.
Segundo o prognóstico dele, o Ceará deve registrar “muita chuva”
Segundo o profeta Viana, o Ceará deve registrar fortes precipitações nesta estação chuvosa porque a Lua virou para o Norte. O estado não teria um bom inverno caso a Lua virasse para o lado Sul.
“A Lua nova ninguém vê ela não […] quando ela fica maior, passa a ser Lua crescente, aí vai aumentando também até chegar a cheia. Quando ela chega cheia, ela volta a terminar fininha e vai engrossando. Vai engrossando para chegar na Lua cheia. Quando ela tá para o lado do Sul, não tem boa não. Mas quando ela vira para o Norte, é quando vai ter chuva no outro mês, de um mês para o outro”, disse o profeta.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou o prognóstico oficial para a estação chuvosa que ocorre entre os meses de fevereiro a maio.
Viana costuma fazer o prognóstico de acordo com os calendários da Lua nova e cheia. Em 2004, ele teve a mesma previsão e, segundo ele, se cumpriu.
“O dia que eu olho é o dia que tem nos calendários da Lua nova, Lua cheia, aí você vai olhando. A previsão é boa, muito boa. É muita chuva. Eu vi em 2004, a experiência que eu tive, em 2004, era de um ‘invernão’, e deu tão grande que o pessoal não acreditava. Pessoal pensava que ia ser seca. Eu tinha dito que teria um inverno bom”, conta.
Encontro dos profetasVinte e cinco profetas se reunirão no próximo sábado (8 de janeiro de 2022) para o 26º encontro dos “profetas da chuva”. O encontro vai acontecer na Faculdade Cisne, no município de Quixadá.
Nesta sexta-feira (7), a programação inclui o projeto Encanta, que vai se apresentar às 19h na Praça José de Barros. Participarão do momento os repentistas e trovadores: Guilherme Calixto, Edvan Pedro, Damião Monteiro, Antônio Limeira, Chaga Bezerra, Antonio Jocélio, Waldir Lima e Ari Teixeira e os emboladores Pinto Branco e Marreco.
FOTO: Cadu Freitas.
FONTE: G1 – CE.