TÓQUIO – O príncipe Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, informaram Kei Komuro, o noivo informal de sua filha, a princesa Mako, e sua mãe de que os preparativos para sua cerimônia oficial de noivado não podem prosseguir nas atuais circunstâncias.
Um fator por trás do movimento é que o lado do noivo não fez uma explicação pública, conforme solicitado pelo príncipe Akishino e pela princesa Kiko sobre reportagens semanais de revistas sobre “problemas financeiros” dentro da família Komuro, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
O envolvimento informal da princesa Mako foi anunciado em 3 de setembro do ano passado, e o casal planejava se casar em 4 de novembro deste ano. Mas a Agência da Casa Imperial anunciou em 6 de fevereiro que o tradicional Nosai no Gi, ou o evento oficial de compromisso, planejado para 4 de março e a cerimônia de casamento em novembro, seriam adiados para 2020.
Naquela época, a princesa Mako e Komuro, ambos com 26 anos, explicaram através da agência que não tinham tempo suficiente para fazer preparativos. Mas pessoas próximas à situação sugeriram que o atraso foi possivelmente devido a relatos de revistas semanais de que o lado da Komuro estava em apuros por causa de dinheiro.
O Príncipe Akishino e a Princesa Kiko fizeram vários pedidos aos Komuros para explicar os relatos. Eles pediram aos Komuros, que disseram que a questão “não era um problema”, realizar uma coletiva de imprensa sobre o assunto para buscar a compreensão do público, mas seus pedidos não foram cumpridos. O príncipe Akishino e a princesa Kiko pretendem respeitar os desejos de sua filha e de seu noivo informal, mas aparentemente julgaram que os preparativos não podem prosseguir para a cerimônia de engajamento oficial neste momento.
FONTE: ipc.digital