TÓQUIO – O número de desabrigados no Japão cai para menos de 5 mil após 15 anos, atribuindo a queda aos esforços dos governos locais para ajudá-los a retornar ao mercado de trabalho.
A partir de janeiro, 4.977 pessoas viviam em lugares como leitos de rios ou parques em todo o país, menos 557 em relação ao ano anterior e mergulhando abaixo de 5.000 pela primeira vez desde que o ministério iniciou uma pesquisa sobre moradores de rua em 2003.
“Acredita-se que medidas de apoio de governos locais, como oferecer aconselhamento, tenham produzido certos efeitos” em reduzir o número de pessoas desabrigadas, disse uma autoridade do ministério.
A pesquisa foi realizada com funcionários do governo local patrulhando suas comunidades para identificar pessoas que vivem sem moradia permanente.
Mais de 90% do total, ou 4.607, eram homens e 177 mulheres, enquanto o gênero era desconhecido para os restantes 193, pois eles estavam vestidos com muitas roupas.
Por província, Tóquio obteve o maior número com 1.242, seguida Osaka com 1.110 e Kanagawa, a oeste de Tóquio, com 934. Seis províncias – Aomori, Akita, Yamagata, Nara, Shimane e Nagasaki – não relataram desabrigados.
O ministério notou que o número real poderia ser superior a 4.977, já que a pesquisa foi baseada em observações de funcionários, portanto, um morador de rua não teria sido incluído se estivesse em um local diferente quando os funcionários fossem para parques e estações de trem para procurar pessoas que vivem lá.
FONTE: ipc.digital.