Nesta sexta-feira, 6, a Justiça Eleitoral dará início às convocações dos mesários que auxiliarão os trabalhos no pleito de outubro próximo.
No Estado do Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral colocará em prática uma nova modalidade de convocação: o sistema Convoca-E. A ferramenta permitirá aos cartórios eleitorais de todo o estado convocarem os colaboradores (mesários e auxiliares de eleição) por meio de mensagem eletrônica enviada ao e-mail informado pelo eleitor à Justiça Eleitoral.
Quem já trabalhou em eleições anteriores e quer aderir ao novo sistema deve entrar no sítio eletrônico do TRE-CE (www.tre-ce.jus.br) e preencher o Formulário de Autorização de Convocação Eletrônica.
Já os eleitores que quiserem se voluntariar para trabalhar nas próximas eleições podem procurar o cartório da zona eleitoral a que pertencem ou preencher formulário no portal do TRE-CE, através do banner Mesário Voluntário.
Validação
Aos colaboradores já cadastrados no Convoca-E, será enviada uma mensagem sem links por correio eletrônico. Para validar a convocação, o eleitor deverá acessar o site do TRE-CE e digitar o código de autenticação constante no e-mail recebido.
O TRE-CE reforça, contudo, que nem todos os auxiliares receberão a convocação pelo e-mail; apenas os que tenham informado o endereço eletrônico e autorizado a Justiça Eleitoral a enviar a mensagem. Aqueles que não se cadastraram receberão a convocação por carta (comunicação escrita), como em eleições anteriores.
Agilidade e economia
Dentre outras vantagens, o Convoca-E agilizará a convocação dos mesários e colaboradores e diminuirá as despesas com o envio de cartas pelos Correios. O sistema possui uma interface simples de operar e tem dois módulos: um interno, para o controle das zonas eleitorais, que gerenciarão todos os cadastros realizados pelos eleitores a serem convocados; e outro externo, à disposição dos eleitores que desejarem autorizar e receber a convocação eletrônica. Este, pode ser acessado por qualquer interessado, no sítio eletrônico do tribunal.
Histórico
Anteriormente, desde o ano de 2004, a convocação de mesários era feita por oficiais de justiça. Ao longo dos anos, o valor da diária paga aos oficiais aumentou gradativamente. Nas eleições de 2016, foi utilizado o serviço dos Correios, mas o custo alto por carta, a demora na entrega das convocações e a não entrega em zonas rurais dificultou o serviço. Em 2017, o TSE proibiu a entrega de cartas convocatórias por oficiais de justiça.
Este ano, com a convocação por e-mail, a expectativa de economia gira em torno de R$ 600.000 (seiscentos mil reais), considerando que teremos 21.750 seções eleitorais funcionando em todo o Estado, com 4 membros em cada uma, totalizando 87.000 mesários, e o custo de R$ 6,85 (seis reais e oitenta e cinco centavos) por carta enviada.
FONTE: TRE.