
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Agora, os estudantes terão até o dia 3 de fevereiro para efetuar a matrícula. A data original era 31 de janeiro.
Ajustes no cronograma
O resultado da primeira chamada regular, inicialmente previsto para o dia 26, foi divulgado com um dia de atraso, na segunda-feira (27), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Contudo, as novas datas para as etapas seguintes, como a manifestação de interesse na lista de espera e a convocação dos selecionados por essa lista, ainda não foram divulgadas.
A lista de espera permanecerá disponível para uso das instituições participantes ao longo do ano, permitindo o preenchimento de vagas não ocupadas na chamada regular. O MEC pode publicar as alterações no edital em edição extra do Diário Oficial da União, prevista para esta terça-feira (28).
Números do Sisu 2025
Na primeira edição deste ano, o Sisu ofertou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação distribuídos por 124 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A maioria dessas vagas está em universidades e institutos federais.
Sobre o Sisu
Criado em 2010, o Sisu tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior, reunindo vagas de todo o país. A seleção é baseada na média das notas obtidas no Enem do ano anterior, respeitando o número de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.
Para mais informações, os estudantes podem consultar as instituições ou entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61.
Fonte: Agência Brasil.