Dependendo da sua idade você está mais do que familiarizado com Jaspion. Afinal, a série de televisão japonesa foi um enorme sucesso no fim dos anos 80 e início dos 90. Tanto é que embora tenha tido apenas uma temporada, gravada entre 1985 e 1986, e 46 episódios, ela é transmitida na TV aberta do nosso país até hoje. E talvez seja justamente devido a esse sucesso que Jaspion vai ganhar um remake brasileiro.
Toei Company aprovou o projeto
Não, você não leu errado. Em breve veremos o super-herói de armadura robótica tendo como língua original o português! E não se trata de uma produção independente de fãs, como ocorreu com “Voldemort: Origins of the Heir”, que contava a história do vilão da saga Harry Potter quando ele ainda era Tom Riddle. Isso porque a Toei Company, produtora responsável pela criação de Jaspion, autorizou a versão brasileira.
Produção será toda brasileira
Outra novidade é que desta vez teremos um filme, e não série, como foi feito originalmente, do personagem. E não se engane: além de ser rodado no Brasil ele será produzido e estrelado por nossos conterrâneos. E quem está a frente desse projeto é a distribuidora de vídeos Sato Company, que hoje também é produtora de conteúdo.
E como o próprio site da empresa relata, “Como distribuidora, é pioneira e referência em animes, live actions e produções japonesas como National Kid, Ultraman, Jiraiya, Cybercop, entre muitos outros tokusatsus marcantes”. Lembrando que “tokusatsu” é o gênero de filmes e séries japoneses caracterizado por usar muitos efeitos especiais. E é justamente nele que Jaspion se enquadra.
Em um comunicado publicado no site “Omelete”, o CEO da Sato Company, Nelson Sato, explica que a ideia é fazer jus às origens e não economizar nesses efeitos especiais. “Estamos bastante empolgados com a produção do longa. Resgatar um dos mais expressivos tokusatsu exibidos no Brasil, tendo a oportunidade de criar uma nova história e dar um update no personagem será um desafio encantador. Para nós, é uma honra ter tido a permissão de realizar esse sonho”, afirmou.
30 anos de Jaspion no Brasil
Vale destacar que a estreia da série no Brasil acabou de completar 30 anos, já que ela foi exibida pela primeira vez na TV Manchete no dia 22 de fevereiro de 1988. Mas essa não é a única data para ser celebrada, como lembra Yusei Nagamatsu, Senior Manager da Toei Company. “Este é o melhor momento para lançarmos o filme, são 110 anos de imigração japonesa no Brasil e 30 anos da série. Nosso parceiro para essa produção é a Sato, que conhece o mercado há mais de três décadas, tendo sido a grande responsável pela introdução do conteúdo japonês no Brasil”, disse, ao “Omelete”.
Por enquanto não temos muita informação a respeito do filme, ainda mais porque o elenco será divulgado apenas durante o festival de filmes japoneses, que ocorre em agosto. Nesse mesmo período será comemorada, como lembra Yusei Nagamatsu, os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Já o filme tem estreia prevista para 2019.
FONTE: Preparado para valer.