Tóquio – O Japão celebra na quarta-feira (15) os 73 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
No país todo várias celebrações serão realizadas para rezar pela paz e pelas mais de 3,1 milhões de pessoas mortas no conflito.
Em Tóquio será realizada no Nippon Budokan um evento organizado pelo próprio governo japonês, que contará com a presença do atual casal imperial, além de 6 mil familiares de vítimas do conflito.
Essa será a última vez que o atual imperador do Japão, Akihito, e sua esposa a imperatriz Michiko comparecerão a um evento oficial antes da abdicação do imperador. Akihito fará um pronunciamento oficial para todos os presentes.
Além do casal imperial a cerimônia contará com a presença do primeiro-ministro Shinzo Abe, que acompanhará a cerimônia e fará um minuto de silêncio para as vítimas do conflito.
De acordo com dados do governo japonês mais de 80% dos sobreviventes do conflito tem mais de 70 anos. Alguns já são centenários, como uma mulher de 102 anos e natural de Okinawa, que estará presente no evento.
A cerimônia em Tóquio e em outras regiões do Japão tem como objetivo manter viva no povo japonês as memórias dos horrores da guerra e transmiti-las para as próximas gerações.
FONTE: NHK WEB NEWS.