Tóquio – Fortes chuvas estão castigando o Japão de oeste a leste e não devem parar tão cedo, segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão.
As fortes chuvas estão sendo sentidas em todas as regiões do país, como Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto. As tempestades começaram devido à uma corrente de ar que passava pela região de Kyushu, que tem tornado instável o clima de oeste a leste do Japão.
Em Kochi foram registrados durante o período de uma hora, 113 milímetros de chuva às 4 horas da manhã do dia 6. Outras regiões do Japão como Shizuoka, também estão sendo castigadas pela tempestade. A capital da província, Hamamatsu, sofreu com 84 milímetros de chuvas, enquanto Anan em Tokushima registrou 62 milímetros.
A agência emitiu alerta de riscos de desmoronamento de terra nas províncias de Nagano, Fukui, Gifu, Shizuoka, Osaka, Hyogo, Kyoto, Shiga, Nara, Wakayama, Okayama, Ehime, Kagawa, Tokushima, Kochi, Fukuoka, Saga, Nagasaki e Okinawa.
Em outras regiões, há grandes riscos de inundações decorrentes da alta no nível da água dos rios. Hokkaido, Nagano, Shizuoka, Kyoto, Shiga, Nara, Kochi e Nagasaki estão na lista de regiões de grande risco. As outras províncias correm riscos menores, mas podem sofrer com o problema.
As fortes chuvas registradas na maioria das regiões do país já são consideradas o recorde anual e devem continuar nos próximos dias, segundo informou a Agência de Meteorologia do Japão.
FONTE: NHK WEB NEWS.