O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas facilidades para o programa Meu INSS Vale+, permitindo a antecipação de R$ 150 dos benefícios por meio de cartão físico ou outros meios que utilizem biometria. A medida foi oficializada por uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União.
Para garantir a segurança das transações, o uso do cartão da instituição financeira do beneficiário deve incluir chip e senha pessoal. Nos casos de utilização de cartões virtuais, será exigida a biometria. A mudança busca agilizar o processo, uma vez que em algumas regiões do país, beneficiários estavam enfrentando longas esperas, de até um mês e meio, para receber o cartão do programa.
O cartão Meu INSS Vale+ permite que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes antecipem R$ 150 de seus benefícios, com o pagamento do valor antecipado no mês seguinte, sem juros, correção ou taxas adicionais. O desconto é realizado diretamente na folha de pagamento. A antecipação salarial está disponível apenas para instituições financeiras com pelo menos 12 meses de experiência nesse tipo de serviço e que tenham convênio ou Acordo de Cooperação Técnica com o INSS.
Fonte: Ceará Agora.