O governador Elmano de Freitas e o presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher, assinaram nesta segunda-feira (27), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a ordem de serviço para as obras do Trecho 11 da Ferrovia Transnordestina. Esse trecho, que terá 26 km, conectará o Porto do Pecém a Caucaia.
Avanços no Projeto
Com o início das obras deste novo trecho, a Ferrovia Transnordestina alcançará 150 km de extensão já executados, com mais de 200 km em obras. A entrega da Fase 1 está prevista para 2027, enquanto a Fase 2 deve ser concluída até 2029. Para isso, o projeto contará com um investimento de R$ 3,6 bilhões, por meio de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Impacto Regional
A Ferrovia Transnordestina, com 1.206 km de extensão total, atravessará 53 municípios em três estados — Piauí, Ceará e Pernambuco. A linha principal ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE). O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região Nordeste, conectando centros de produção agrícola e mineral aos portos, impulsionando exportações e gerando empregos.
Perspectiva Econômica
Além de dinamizar a logística regional, a ferrovia promete reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional. O Porto do Pecém, ponto de destaque no Ceará, será um dos grandes beneficiados, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do país.
Fonte: Ceará News7.