Iwakuni – As fortes chuvas que estão atingindo boa parte do território japonês seguem provocando danos humanos e materiais.
No plano econômico, empresas de determinados setores estão anunciando perdas financeiras e materiais. O mais recente caso é da fabricante de saquê Dassai. A fábrica da empresa localizada na cidade de Iwakuni em Yamaguchi foi vítima dos deslizamentos de terra e das inundações.
Os produtos da Dassai são muito populares no exterior, especialmente na Ásia, mas infelizmente a produção de junho e julho não poderá ser escoada para fora do Japão. As instalações da Dassai foram inundadas por 80 centímetros de água no último dia 7 de julho.
A quantidade foi o suficiente para deixar submerso todo o galpão da empresa, onde se encontrava o estoque de bebida e também a matéria-prima. Muitas caixas e garrafas foram levadas pela água e após as chuvas darem uma trégua, a maior parte do estoque ficou estilhaçada no chão coberto de barro.
Máquinas e equipamentos utilizados na produção da bebida também não estão em condições de uso. Os 20 funcionários da empresa trabalham para limpar o local e averiguar as perdas. A Dassai acredita que será necessário de 2 a 3 meses para que as operações voltem ao normal.
O tempo gasto com a recuperação da fábrica impedirá a marca de produzir de 400 a 600 mil garrafas de saquê.
FONTE: NHK WEB NEWS.