Tóquio – O Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar do Japão anunciou os resultados da pesquisa 2017 referente à expectativa de vida dos japoneses.
Segundo os dados do governo a expectativa do homem japonês foi de 81,09 anos, enquanto que a da mulher japonesa ficou em 87,26 anos. Ambos os números representam um recorde para o país.
Em números a alta foi de 0,11 anos para os homens e 0,13 anos para as mulheres. Com o aumento de 0,11 anos é a primeira vez que os homens atingem média superior aos 81 anos.
Entretanto a longevidade dos homens e das mulheres japoneses não é mais a maior do mundo. O Japão ficou na segunda colocação do ranking mundial de longevidade. Por sexo os homens figuram em terceiro, enquanto as mulheres em segundo.
Apesar da perda do posto de país mais longevo do mundo, a alta na expectativa de vida dos homens é a sexta consecutiva e das mulheres a quinta. As estatísticas seguem melhorando todos os anos, o que impressiona quando se considera que em 1947 os homens e mulheres japoneses não viviam mais do que 50 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde do Japão a melhora dos indicadores é um reflexo da queda no número de mortes por câncer e ataques cardíacos.
FONTE: Jiji.com, NHK WEB NEWS.