O Ceará registra uma morte por semana da doença de chagas, média maior quedengue. Pelo menos, 25 cidades cearenses seguem descritas em alto risco. Limoeiro do Norte está no topo, mas até esta informação será novidade paramuitos de lá a partir de hoje.
A doença é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi tem por sobrenome”negligenciada” e assim naturalizou-se. No maior sentido que a palavra pode ter. Não é que a doença do coração crescido voltou. Ela nunca foi.
Milhares de pessoas ainda vivem em casas de taipa, que o inseto barbeiro escolhe paraabrigo. Quem já deixou, ou nunca morou assim, mas vive em região endêmica,corre mais risco.
A contaminação se dá, em geral, pelo inseto barbeiro, cujas fezes parasitadaspenetram a pele e o Trypanosoma cruzi toma carona nos vasos sanguíneos, podendoinstalar-se em partes do corpo, como intestino e coração.
Durante o tratamentoreceitado pelo médico, o ideal é ir a umaconsulta médica uma vez por semana ou a cada 15 dias e realizar pelo menos doisexames de sangue durante o tratamento para um melhor acompanhamento dos resultados.
FONTE: Ceará Agora.