O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, manteve os 13% de intenção de votos na pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite dessa quarta-feira, está em empate técnico com o petista Fernando Haddad (16%) e ainda alimenta as chances de chegar ao segundo turno. Ciro tem, ainda, outro aspecto importante: ele é, entre os presidenciáveis, o único que ganha a eleição no segundo turno contra qualquer um dos adversários.
Confira os cenários de segundo turno em que Ciro aparece:
Ciro Gomes (PDT) 45% X 39% Jair Bolsonaro (PSL). (Brancos/Nulos: 14%; Não sabe: 2%)
Ciro Gomes (PDT) 41% X 34%Geraldo Alckmin (PSDB). (Brancos/Nulos: 22%; Não sabe: 2%)
Ciro Gomes (PDT) 45% X 31%Marina Silva (Rede). (Brancos/Nulos: 22%; Não sabe: 2%)
Ciro Gomes (PDT) 42% X 31%Fernando Haddad (PT). (Brancos/Nulos: 25%; Não sabe: 3%)
A pesquisa Datafolha deixou, também, outro aspecto que ajuda o candidato do PDT. De acordo com os números, 40% dos eleitores admitem mudar o voto e, desse total, 15% elegem Ciro como primeira opção. Com apenas 38 segundos, por bloco, na propaganda do rádio e da televisão, Ciro Gomes conseguiu chegar aos 13% de intenção de votos e cresceu no estreito funil da centro-esquerda onde estão os candidatos Marina Silva (Rede) e Fernando Haddad (PT).
Confira os números dos mais citados como candidato alternativo:
– Ciro Gomes (PDT): 15%
– Marina Silva (Rede): 13%
– Geraldo Alckmin (PSDB): 12%
– Fernando Haddad (PT): 12%
– Jair Bolsonaro (PSL): 11%
– Em branco/nulo/nenhum: 12%
– Não sabe: 6%
O pouco tempo na propaganda de rádio e televisão tem sido compensado com uma agenda intensa de debates, entrevistas e caminhadas pelos estados. Ciro, por exemplo, encerra a agenda, nesta quinta-feira, às 21h30, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
FONTE: Ceará Agora.