O Ceará encerrou o segundo semestre de 2024 com uma redução nos índices de mortes violentas, resultado de estratégias eficazes das Forças de Segurança do Estado, sob a gestão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) mostram uma queda de 1,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período de 2023.
Entre julho e dezembro de 2024, foram contabilizadas 1.558 mortes violentas, comparadas a 1.583 no mesmo período do ano anterior. A capital Fortaleza registrou uma redução de 3,6%, enquanto a Região Metropolitana destacou-se com uma expressiva queda de 21,9%, passando de 462 casos para 361.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, atribuiu esses resultados aos investimentos em tecnologia e à qualificação dos novos policiais militares, civis e peritos. “Apesar dos desafios enfrentados no início de 2024, conseguimos reverter a tendência de aumento nos índices de violência com ações efetivas no segundo semestre, resultando em uma redução significativa dos CVLIs”, destacou.
Entre as medidas adotadas, destacam-se o fortalecimento das ações ostensivas e a melhoria nas investigações. Em novembro de 2024, o Estado recebeu novos equipamentos, consolidando a maior rede integrada de radiocomunicação nas Forças de Segurança do Brasil. Além disso, a convocação de 1.623 novos policiais reforçou o compromisso do governo em garantir a segurança da população.
Comparando os dois semestres de 2024, a redução nas mortes violentas foi de 9,1%, com destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza, que apresentou uma queda de 26,5%. Para 2025, o Governo do Ceará planeja manter os investimentos e aprimorar os indicadores de segurança, com a inauguração do Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).
O secretário Roberto Sá reforçou o compromisso com a gestão por resultados e o combate aos criminosos, garantindo mais paz e tranquilidade aos cearenses. “Seguiremos trabalhando com planejamento e reconhecimento do trabalho dos nossos profissionais, sempre em busca de mais segurança para a população”, concluiu.
Fonte: Governo do Ceará.