O Ceará figura entre os estados, além do Distrito Federal, que tiveram estudantes com nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Apenas 12 participantes em todo o Brasil alcançaram a nota mil no texto sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Os resultados foram anunciados na manhã desta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em uma coletiva de imprensa. Os órgãos não divulgaram informações sobre a identidade dos participantes nem as escolas que frequentam.
O desempenho dos candidatos no Enem 2024 representa uma queda em relação ao ano anterior, quando 60 estudantes atingiram a nota máxima, sendo quatro deles cearenses. Nesta última edição, dos 12 alunos nota mil, apenas um é cearense, estudante de uma instituição privada. O único estudante da rede pública a alcançar a nota máxima é de Minas Gerais.
Além do Ceará, Alagoas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal, também registraram estudantes com nota máxima na redação.
Tema da redação do Enem 2024:
O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, considerado por educadores como rico e fundamental. O tema reflete leis federais que determinam a inclusão obrigatória do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena em todas as escolas públicas e privadas do Brasil:
Lei nº 10.639/2003: Institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.
Lei nº 11.645/2008: Inclui o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo oficial das redes de ensino.
Apesar dessas leis, professores e pesquisadores apontam que a inclusão efetiva desses temas no currículo escolar ainda não acontece de maneira abrangente, como destacado por um gestor ao Diário do Nordeste.
Com informações: Diário do Nordeste.