O Ceará acumula 4.217 mortes causadas pela Covid-19 e 67.604 casos confirmados da doença, segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do estado (Sesa), realizada às 9h25 desta terça-feira (9). Fortaleza chegou a 2.576 mortes registradas. A capital tem até o momento 28.169 diagnósticos do novo coronavírus.
As outras cidades com maiores índices numéricos são Sobral, na Região Norte do estado, com 3.145 confirmações e 136 óbitos; Caucaia, com 2.603 diagnósticos e 155 mortes; e Maracanaú, onde o vírus foi detectado 2.323 vezes e 161 pessoas perderam a vida. As duas últimas cidades estão na Região Metropolitana de Fortaleza.
Em todo o Ceará, já foram realizados 156.211 testes de diagnóstico para a Covid-19. Há 55.061 casos suspeitos, ainda em investigação. O número de pacientes recuperados no Estado chegou a 48.670.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Nesta segunda-feira iniciou-se em Fortaleza e outros municípios do Ceará a primeira fase do plano de retomada econômica anunciado pelo governador Camilo Santana. Embora o funcionamento das lojas ainda esteja ocorrendo de forma parcial, durante este primeiro dia de reabertura, o maior movimento de pessoas foi percebido desde o início da manhã, tanto de clientes como de comerciantes no Centro da cidade, principal ponto comercial. Antes das aberturas muitas pessoas formavam filas em diversos estabelecimentos.
FONTE: Portal G1.