A saúde pública vive momentos de apuros no município do Barro, cidade localizada no Cariri cearense. Com uma população de quase 23 mil habitantes o município é governado pelo prefeito, Dr. Marquinélio Tavares que ganhou no tapetão o direito de gerir os destinos da cidade. Apesar de médico, Marquinélio, não prioriza a saúde da população que sofre com o descaso do poder público.
Os reclames do povo e as denúncias são a cada dia mais evidentes, enquanto isso a administração do Barro segue deixando a camada mais pobre sem os principais serviços essenciais, neste caso a saúde.
O mais recente episódio que causou indignação ao povo barrense foram as condições de trabalho encontradas pelo ginecologista, Dr. George, médico concursado natural da cidade de Brejo dos Santos-CE.
Há poucos dias o médico se dirigiu para atender pacientes da localidade de Toboca [zona rural do Barro]. Apesar de ser uma comunidade bastante populosa, a Prefeitura nunca se preocupou em construir um posto médico [posto base] para atender os moradores.
Sem lugar adequado para atender, Dr. George, teve que dar seu plantão médico em uma escola abandonada, da localidade e sem nenhuma condição de trabalho. Na imagem é possível ver o médico de camisa azul atendendo os pacientes, exposto ao calor, poeira e sujeira. Um completo abandono.
O caso revoltou a população, o Ministério Público será acionado e deverá responsabilizar o prefeito da cidade, Dr. Marquinélio pelo total descaso com a saúde pública.
FONTE: Tribuna 10.