A ativista da causa animal Mônica Santos da página de proteção animal Arca do Assis esteve recentemente no município do Barro, para falar sobre proteção animal e leishmaniose(Calazar) e esclarecer a população sobre estes importantes temas, no último sábado(9) Mônica esteve na Câmara municipal do Barro apresentando uma PL animal e a tarde ainda participou do programa Sabadão Cultural, apresentado por J.Marley Saraiva na rádio Boa Esperança FM.
Na sua passagem pelo Barro Mônica Santos esteve na casa da Agente de Saúde e também protetora de Animais Lúcia Andrade, aonde pode entrevistá-la e entrevistar Layssa Andrade, filha da Lúcia, que quando ainda pequena teve leishmaniose(Calazar) por duas vezes.
Na entrevista em tom de bate-papo Mônica começou esclarecendo sobre a falta de precisão dos exames que detectam a leishmaniose(Calazar) nos animais e relatou que ainda hoje principalmente no nordeste ainda tem o péssimo habito de sacrificar animais, como se os mesmos tivessem culpa da existência da doença, dá qual, na verdade também são vítimas.
Por essa linha de raciocínio buscando esclarecer, concientizar e informar melhor a população, Mônica passou a palavra para a jovem Layssa que teve a doença e pode contar um pouco a sua opinião sobre o caso, logo em seguida Lúcia contou como foi cuidar da sua filha com a doença na época e falou sobre o problema da falta de saneamento básico que é, na verdade o grande problema que acaba sendo o foco para o mosquito transmissor da doença. Veja a parte 1 e 2 das entrevistas na íntegra através dos links abaixo:
Parte 1: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=538584036967003&id=206695013144474
Parte 2: https://m.facebook.com/100009733741504/posts/981598602174589/?app=fbl