Os números revisados da produção industrial do Japão em julho ficaram inalterados ante o avanço na leitura preliminar de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2017.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro. Uma das preocupações dos empresários é como manter o ritmo de produção em alta com a falta de mão de obra para suprir a de manda. O governo vem sofrendo uma forte pressão dos empresários que pedem mais agilidade na liberação do visto de trabalho para os imigrantes.
No último ano, o número de trabalhadores estrangeiros radicados no Japão passou pela primeira vez a marca de 1 milhão, um crescimento de 20 % em relação a 2015. É o quarto ano seguido de aumento no contingente de detentores de visto de trabalho, a maioria vinda de outros países asiáticos, como China, Vietna e Filipina:s O número parece grande, mas não supre a demanda por mão de obra no Japão. Setores como indústria e construção civil buscam trabalhadores avidamente. Analistas dizem que o país enfrenta a pior crise nessa seara desde 1991. As causas são a queda acentuada no total de nascimentos e o envelhecimento da população. O Japão, porém, reluta em aceitar a solução importada. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, advoga por uma participação maior das mulheres e da terceira idade no mercado de trabalho antes de abrir as portas para gente de fora. Enquanto isso, os parlamentares buscam formas de atrair estrangeiros sem chamá-los de imigrantes, Há, por exemplo, um programa de estagiários e outro para treinamento de enfermeiros e cuidadores de idosos, que fixam prazo máximo para ficar no país -em geral, são três anos. Foi o que aconteceu com os brasileiros e outros latino-americanos, descendentes de japoneses, que começaram o movimento conhecido como decasségui no início dos anos 1990.
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Se você procura colocação no mercado de trabalho ou está a procura de um novo emprego faça uma consulta sem compromisso com a Fujiarte, uma das empresas mais antigas do Japão no setor de recursos humanos. A Fujiarte oferece empregos em todo o Japão. Mais inforações www.empregos.jp Ou no facebook https://www.facebook.com/empregos.fujiarte/
FONTE: ipc.digital