O governo do presidente Michel Temer tem 61% de avaliação ruim ou péssima, 28% de regular e, 9%, de ótima ou boa, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (30), pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o instituto, a impopularidade de Temer cresceu e já é comparável à da ex-presidente Dilma Rousseff às vésperas da abertura do processo de impeachment, em 2016, quando ela tinha 63% de rejeição e 13% de aprovação.
A pesquisa Datafolha aponta ainda que, para 85%, o Congresso deveria aprovar uma mudança constitucional para permitir eleições diretas já. Apenas 10% apoiam uma eleição indireta pelo Congresso, no caso de a chapa Dilma-Temer ser cassada e o presidente, obrigado a deixar o cargo. A pesquisa foi realizada na quarta (26), e quinta-feira (27), com 2.781 entrevistados em 172 cidades, com margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Em dezembro, quando foi divulgada uma outra pesquisa do Datafolha sobre a aprovação do governo Temer, 10% dos entrevistados o consideravam bom ou ótimo; 51% o consideravam ruim ou péssimo; e 34% avaliavam o governo como regular. O instituto ouviu 2.781 pessoas nos últimos dias 26 e 27 de abril. A pesquisa fez ainda simulações do cenário presidencial para 2018 e em todos cenários o ex-presidente Lula aparece com margem de 30%.
INFORMAÇÃO: Estadão.