Dia Internacional da Enfermagem é marcado por manifestações em Barro-CE

Nesta última quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, profissionais da área se reuniram em diversos pontos da cidade, em Barro, para a 1ª Marcha da Enfermagem. Além de pedir a redução da carga horária da categoria para 30h, e do PL 2564/2020, que determina um piso salarial fixo, os manifestantes pacificamente seguravam cartazes e faixas em defesa das reivindicações da categoria, manifestações como essas registrada em Barro também aconteceram em diversas outras partes do Brasil.

Profissionais de enfermagem fazendo manifestação de frente a Câmara de Vereadores do município de Barro. (FOTO REPRODUÇÃO: Equipe de Enfermagem de Barro)

A maior reivindicação dos profissionais da enfermagem é o PL 2564 de 2020 que altera a lei que regulamenta o exercício da enfermagem para estabelecer um piso salarial nacional mensal de R$ 7.315,00 para enfermeiros, com base em jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os técnicos de enfermagem deverão receber mensalmente pelo menos 70% (R$ 5.120,50) do piso dos enfermeiros e os auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (3.657,50).

Para o autor do projeto, o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, o reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas, O senador alega que na carreira da saúde a disparidade salarial é evidente, ao se comparar a remuneração de médicos com a de enfermeiros. Contarato defende que a restituição da dignidade desses profissionais passa por um piso salarial decente.

O piso salarial nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e as instituições de saúde privadas não poderão fixar o vencimento ou salário inicial dos enfermeiros. Quando a jornada de trabalho for superior a 30 horas semanais, a proposta prevê que o piso terá a correspondência proporcional.

Dia da enfermagem

O dia 12 de maio é considerado o dia Internacional da Enfermagem, assim como o dia do Enfermeiro. Ele é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *