Cariri concentra maiores chuvas em 24h; Crato registra 84 mm e tem casas alagadas
Municípios do Cariri, no sul do Ceará, registraram as maiores chuvas entre as 7h de quarta-feira (10) e as 7h desta quinta-feira (11), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de 8h30. Crato, cidade com maior precipitação, com 84 mm, teve casas alagadas e danificadas pela chuva.
Em seguida, estão as cidades caririenses de Caririaçu (52) e Altaneira (50 mm). O posto Lameiro, também no Crato, teve chuva de 48 mm.
Houve chuva em pelo menos 48 municípios. Assaré, no Sertão Central e Inhamuns, teve 46 mm de precipitação.
A previsão da Funceme indica que o Estado tem cenário favorável para precipitações pelo menos até esta quinta-feira (11). Deve haver chuva isolada e nebulosidade variável em todo o território.
As condições propícias para chuva são influência da aproximação de áreas de instabilidade provenientes do oceano Atlântico devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCAS).
Em Fortaleza, houve chuva de pelo menos 1,8 mm no posto Messejana. Deve haver nebulosidade variável em toda quinta-feira (11) e possibilidade de chuva à tarde e à noite. A temperatura deve variar entre 24°C e 34°C na capital.
Confira as 10 maiores chuvas por municípios entre 7h de quarta-feira (10) e 7h desta quinta-feira (11):
Crato (Crato) – 84 mm
Caririaçu (Vila Feitosa) – 52 mm
Altaneira (Altaneira) – 50 mm
Crato (Lameiro) – 48 mm
Assaré (Aratama) – 46 mm
Tianguá (Tianguá) – 41 mm
Farias Brito (Farias Brito) – 40 mm
Missão Velha (Missão Velha) – 39.5 mm
Granja (Granja) – 38 mm
Iguatu (Baú) – 26 mm
FONTE: Diário do Nordeste.