Em Barro, mulher denuncia prefeitura por apropriação indevida de terra e danos ambientais causados por lixão
Na última sexta-feira(11), nossa equipe foi procurada por Antônia, que indignada e sem saber mais para quem recorrer, decidiu procurar a equipe do Plantão Barro, para denunciar o que vem sofrendo nos últimos anos.
Documentada, Antônia relatou a nossa equipe, que a prefeitura do município do Barro, está usando o seu terreno, sem autorização da mesma, para depositar lixo e causando danos ambientais graves no local, aonde até lixo hospitalar e animais mortos são descartados de qualquer jeito.
Nossa equipe para confirmar a denúncia, se deslocou até o terreno, aonde encontramos logo na entrada um mau cheiro insuportável de animais em decomposição e adentrando o lixão se deparamos com matérias hospitalares como, seringas com agulhas, soros e medicamentos, todos espalhados pelo chão com o lixo comum, além de muito lixo dentro de um córrego que leva ao açude do cipó.
A situação lamentável deixou nossa equipe em choque, com tudo que presenciamos no local, aonde encontramos até uma pequena criação de suínos e caprinos, e optamos por não demorar com as gravações da matéria, com medo de contaminar a nossa equipe de reportagem, com os muitos tipos de lixo misturados e espalhados por toda parte.
O meio ambiente pede socorro no município do Barro, aonde neste mesmo lixão também são feitas a queima do lixo depositado, queima essa que sempre é avistada por moradores da região e por quem passa pela BR-116, inclusive algumas vez a queima do lixo acaba causando incêndios, como registrado em imagens de moradores e postada nas redes sociais, nesta segunda-feira(14).
Segundo Antônia ela já procurou a atual administração várias vezes para tentar um acordo, para ter seu terreno de volta, mas não obteve sucesso e decidiu colocar na justiça, aonde o processo está tramitando e Antônia aguarda uma decisão.