Pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial sairá na próxima semana

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (07), que o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial sairá na próxima semana e o anúncio do cronograma deve ser feito até amanhã. Milhares de trabalhadores do Ceará serão contemplados com a segunda parcela do benefício.

Apesar do governo planejar o pagamento da segunda parcela, nem todos os trabalhadores receberam a primeira. Ainda há relatos de problemas de acesso ao aplicativo criado para cadastros, aceitação de CPFs e filas em agências da Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização do sistema.

O auxílio está previsto para ser pago em três parcelas, não obrigatoriamente em abril, maio e junho a todos. Segundo o governo, mesmo quem não recebeu a primeira parcela e se enquadra nos pré-requisitos do auxílio, poderá receber as três parcelas em meses subsequentes. Por exemplo, maio, junho e julho, e assim por diante.

O auxílio emergencial é voltado a pessoas de baixa renda que tiveram o trabalho e o sustento afetados pela pandemia. Segundo o ministro, cerca de 96,9 milhões de pessoas acessaram o aplicativo do auxílio, das quais foram consideradas elegíveis aproximadamente 50,5 milhões. Desse total, quase 32 milhões já foram consideradas como inaptas ao benefício.

Onyx Lorenzoni acrescentou que o ministério está buscando um acordo com os Correios para que pessoas que não tenham ajuda para se cadastrarem pelo aplicativo possam fazê-lo nas agências.

O ministro afirmou também que a pasta vai publicar hoje uma portaria que transferirá R$ 580 milhões para o Sistema Único de Assistência Social a serem utilizados por municípios. O dinheiro poderá ser aplicado na compra de equipamentos de proteção individual, como máscaras, e no acolhimento de vulneráveis, disse.

FONTE: Ceará Agora.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *