Desastre ambiental: 42% acham que Bolsonaro agiu mal durante crise do óleo no litoral
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23), mostra que 42% dos brasileiros acham que o governo de Jair Bolsonaro teve desempenho ruim ou péssimo ao lidar com o vazamento de óleo que atinge as praias do litoral brasileiro.
O levantamento também revela que 31% avaliam as atitude do presidente regular e outros 23% como ótima ou boa. A pesquisa foi feita com 2.948 pessoas acima de 16 anos em 176 municípios nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.
Na avaliação por gênero, 44% das mulheres acharam o desempenho do governo ruim ou péssimo para lidar com o desastre ambiental. Entre os homens, o percentual é de 39%.
No Nordeste, região mais atingida pelas manchas de óleo, a avaliação negativa é maior do que nas outras regiões. Metade dos entrevistadas avaliam o desempenho do governo como péssimo, 29% como regular e 16% como ótima ou boa.
Desastre ambiental
As manchas de óleo que afetam o litoral do Nordeste e estados do Sudeste já atingiram 980 pontos desde o início da crise, em agosto. É o que aponta o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado em 20 de dezembro.
Há registro de manchas de óleo nos 9 estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
FONTE: Ceará Agora.