Cagece corta 40 mil ligações de água por mês no Ceará por atraso no pagamento

Dados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apontam que, todos os meses, uma média de 40 mil consumidores têm o serviço de abastecimento suspenso no Estado por falta de pagamento da fatura, o que corresponde a aproximadamente 480 mil cortes por ano.

O número se mantém neste patamar desde 2018 e também pode ser explicado pela maior dificuldade das famílias brasileiras para arcar com despesas básicas, em razão da atual situação econômica do Brasil.

Considerando o universo de quase 2 milhões de ligações da Cagece, a taxa de inadimplência dos clientes da empresa gira em torno de 2%. “Cabe lembrar que a maioria dos cortes é revertida dentro do mesmo mês, por meio da quitação das faturas e pedido de religação”, diz a companhia.

Neste mês, pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que, entre os consumidores com dívidas em atraso há mais de três meses, a perda do emprego é a principal causa da inadimplência no País, seguida da redução da renda, empréstimo do nome para terceiros e falta de controle financeiro.

“O corte de serviços básicos, como água e luz, devido à inadimplência é um sinal de crise profunda. Não há indicadores de que a economia do Brasil está se recuperando. E, mesmo numa recuperação, o mercado de trabalho é a última variável a voltar a crescer, porque também é a última a sentir os efeitos de uma recessão.

O consumo, que representa 60% do PIB (Produto Interno Bruto) do País, ainda está baixo, porque temos 12,8 milhões de pessoas sem emprego formal”, analisa Alessandra Araújo, professora do curso de Finanças e Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com a Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/07), em caso de inadimplência, o corte de água só pode ser feito pela prestadora do serviço após 30 dias do aviso prévio ao cliente. Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso o comunicado não seja enviado, o corte será indevido e a empresa pode ser obrigada a indenizar o cliente, mesmo que a conta não tenha sido paga.

A coluna também entrou em contato com a Enel Distribuição Ceará, concessionária de energia elétrica do Estado, para saber como está a inadimplência entre seus consumidores. A empresa, porém, optou por não fornecer as informações.

FONTE: O POVO Online.

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