Pesquisa aponta que 32% dos brasileiros acha que não vale a pena conversar com quem pensa politicamente diferente

Uma pesquisa do Instituto Ipsosaponta que o Brasil atingiu um nível de intolerância política que supera a média internacional de 27 países observados na pesquisa. O radicalismo que envolve as discussões político-partidárias foi o aspecto medido na pesquisa. O levantamento mostrou que os entrevistados no Brasil aceitam menos as diferenças. A pesquisa aponta que 32% dos brasileirosacreditam que não vale a pena tentar conversar com pessoas que tenham visões políticas diferentes das suas.

A média dos países pesquisados para esta questão é de 24%. O Brasil fica atrás, apenas, da Índia (35%) e África do Sul (33%). A pesquisa do Ipsos foi realizada com 19,7 mil entrevistados entre 16 e 64 anos nos países em que o instituto atua. Os cerca de mil brasileiros são majoritariamente pessoas de centros urbanos, com salário e nível educacional superior à média nacional. O nível de intolerância nas discussões políticas afeta as diversas relações pessoais, sejam as familiares, as profissionais e as interações nas redes sociais.

Outros dados

O levantamento revela, também, que 40% dos brasileiros disseram que se sentem mais confortáveis junto de pessoas que têm pensamentos similares. Além disso, para 31%, aqueles com visão política diferente das suas não ligam de verdade para o futuro do Brasil. A média geral é29%. 39% dos brasileiros concordaram com a frase “quem tem visão política diferente de mim foi enganado” – dois pontos porcentuais a mais que a média.

Questionados se o país corre mais ou menos perigo com pessoas com opiniões políticas diferentes do que há 20 anos, 44% dos brasileiros acredita que há mais perigo atualmente. A média global é de 41%. Suécia e Estados Unidos lideram, com 57% cada.

FONTE: Ceará Agora.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *