Apesar dos transtornos, chuvas embelezam o Cariri e demais paisagens cearenses
FOTO: Antonio Rodrigues
As chuvas que atingem o Ceará durante a estação chuvosa de 2019 têm embelezado o interior cearense, apesar dos transtornos causados. Na região do Cariri, a cheia do Rio Salgado aumentou o volume de água na cachoeira de Missão Velha, localizada no município homônimo, e atraído turistas.
O Rio Salgado faz parte da bacia do Rio Jaguaribe e suas águas abastecem o açude Castanhão, um dos maiores reservatórios do País.
De acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), o volume do reservatório é de apenas 4,2% do total de sua capacidade. O Castanhão é o principal responsável pelo abastecimento da capital e Região Metropolitana de Fortaleza.
MediaCachoeira em Missão Velha neste sábado (6). FOTO: Lorena TavaresAinda na região do Cariri, no município do Crato, a cascata do Lameiro também tem atraído moradores e turistas. A paisagem se renovou com as chuvas que caíram na região.
A cascata fica no Geopark da Chapada do Araripe. Naquele mesmo local, no entanto, no dia 18 de março, um homem morreu ao tentar atravessar, a cavalo, uma passarela próxima a uma queda d’água. Ele foi arrastado pela força da água do rio Batateira, que passa pela região.
Media Recanto das Cachoeiras, no Maciço de Baturité.
Na região do Maciço de Baturité, as chuvas aumentaram o volume das quedas de água espalhadas pela localidade. As paisagens estão mais verdes e o local mais propício para o banho.
O frio serrano também atrai mais turistas para a região. As quedas d’água do Recanto das Cachoeiras são algumas das opções.
Turistas e moradores que visitam quedas d’águas e cachoeiras devem redobrar os cuidados com a correnteza da água e na estrada.
FONTE: G1-CE.