Museu Histórico do Crato passa por manutenção interna

A Secretaria de Cultura (Secult) do Crato está promovendo a manutenção dos equipamentos culturais do município. O prédio onde funciona a Banda de Música Municipal já passou por manutenção. Agora, é a vez do Museu Histórico do Crato passar por conservação interna. O pátio do prédio e o hall de entrada do espaço cultural estão passando por retoques e receberá nova pintura.

Segundo o gestor da Secult, Wilton Dedê, a medida faz parte de uma ação da Prefeitura Municipal que garante a manutenção dos prédios públicos que inclui ainda, o Centro Cultural do Araripe e o Teatro Municipal.

Reaberto em 2017, o museu conta com mais de 900 peças e deverá em breve passar por ampla reforma, como explica o secretário. “Esses equipamentos precisam estar bem aparelhados e com a cara nova para receber o povo.

O prédio do museu nós não podemos mexer muito por enquanto, porque nós temos um projeto de reforma que já foi aprovado pelo IPHAN, é uma demanda maior de dinheiro e nós estamos trabalhando para capitar o dinheiro, mas a manutenção, que é pintura e reforma de banheiro, essas coisas, iniciamos no ano passado e retornou agora”, explica.

De acordo com a Coordenadora do Patrimônio Histórico do Crato, Raquel Feitosa, o museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e eventualmente abre no sábado ou domingo, quando é solicitado. Para agendar uma visita, os interessados poderão entrar em contato com a administração do espaço, através do telefone (88) 3523-5491.

No prédio funcionou a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Cadeia Pública do município, possuindo assim imensurável valor histórico para o município. As visitas ao local têm crescido desde a sua reabertura. Só em 2017 foram mais de 1.535 visitas, em 2018 esse número subiu para 2.614 visitantes.

FONTE: Gazeta Cariri.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *