Donald Trump pode comparecer à posse de Bolsonaro em 1.º de janeiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode comparecer à cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL), em Brasília, no dia 1.º de janeiro de 2019. Segundo informações da equipe de transição do futuro presidente brasileiro, o convite foi bem recebido e está sendo avaliado pela Casa Branca. Ainda há conversas em andamento para que o martelo seja batido.

Trump não costuma comparecer a posses de presidentes eleitos, enviando, normalmente, um chanceler para essas cerimônias. Se confirmada, sua presença implicaria em mais um reforço na segurança do evento. Seria também a primeira vez que Trump visitaria o Brasil na condição de presidente.

Relação entre Bolsonaro e Trump

Horas após a confirmação da vitória de Bolsonaro, ele e Trump conversaram por telefone brevemente. O americano parabenizou Bolsonaro pela eleição e afirmou que pretende trabalhar junto com o presidente brasileiro sobre acordos na área militar, comercial e também em questões regionais. Assim como Trump, Bolsonaro é crítico do governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.

Como será a posse

A cerimônia de posse começará pela manhã com um culto na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, seguida de um almoço no Itamaraty. Depois, ocorre a posse formal no Congresso Nacional. A última parada é o Palácio do Planalto, com a simbólica subida da rampa e a troca da faixa presidencial.

Ainda há dúvidas se Bolsonaro desfilará em carro aberto, no tradicional Rolls-Royce Silver Wraith de 1952, utilizado pela primeira vez por Getúlio Vargas, em 1953.

Alguns aliados são contrários à ideia por medidas de segurança, especialmente após o atentado sofrido pelo presidente eleito em um ato de campanha, em Juíz de Fora (MG), em setembro.

FONTE: Gazeta do Povo.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *