Incêndio de grandes proporções devasta grande área rural de Aurora

Um incêndio de grandes proporções atinge a zona rural de Aurora, mais precisamente no Distrito de Santa Vitória, distante aproximadamente 18 km da sede do município. De acordo com os moradores, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local, mas não chegou próximo à área para combater o fogo em razão das dificuldades de acesso. As chamas já atingiram dezenas de propriedades da região. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

“Esse incêndio começou já está com mais de oito dias. Os bombeiros já vieram várias vezes e não conseguiram apagar. Hoje está maior e se aproximando daqui da vila de Santa Vitória”, comenta a moradora Francisca Aparecido.

As chamas estão se espalhando pela mata devido aos ventos fortes, declive do terreno e do mato seco. O fogo e a fumaça são tão gigantescos que já é possível se avistar a longa distância. A área que foi consumida pelo incêndio ainda não foi mensurada.

“Não sabemos como começou. A fumaça já está chegando no Sítio Araújo”, completa dona Francisca.

Os moradores ajudam no combate ao incêndio usando mangueiras e garrafas pet para jogar água, mas a preocupação é de que o fogo ainda se alastre e atinja outras comunidades.

Segundo o Major Norberto, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, destacamento que atende 26 municípios do interior o estado, foi observado que os últimos incêndios registrados em Aurora tem o mesmo princípio originário, a queima descontrolada.

O oficial alerta ao morador que tenha esta prática, que a interrompa imediatamente.

“Se você morador ou moradora tinha essa prática, interrompa imediatamente, e que se o seu vizinho faz o uso dela, as vezes por falta de informação, que você possa estar informando ao maior número de pessoas possíveis, pois mesmo sem o conhecimento da lei, se essa pessoa for pega em flagrante fazendo a queima descontrolada em torno de sua propriedade ela está passiva de punição.”

A queimada irregular, mesmo sem intenção, é passiva de punição conforme previsto no art. 250 do Código Penal Brasileiro, com detenção de 3 a 6 anos de cadeia.

Uma equipe composta por dez militares do Corpo de Bombeiros se dirigiu ao Distrito de Santa Vitória para trabalhar no combate às chamas. A informação é do Cel Holanda.

O prefeito Júnior Macêdo colocou à disposição do Corpo de Bombeiros todos os equipamentos necessários (caminhões pipas e uma máquina retroescavadeira) para dar auxílio aos militares no trabalho de contenção do fogo.

Orientações e cuidados

Evite limpar terrenos com fogo;

Evite descuidos que possam causar incêndio;

Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação;

Evitar queimar lixo no quintal de casa;

Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa;

Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo;

Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização;

Faça aceiro para queimadas controladas em roçados;

Terrenos com mato devem ser roçados, nunca queimados.

O município de Aurora, assim como toda a região do cariri, sofre com a baixa umidade do ar por causa da falta de chuva. O número de incêndios aumentou. Só no ano de 2018, já foram mais de 200 na região.

FONTE: Portal Aurora Notícias.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *