Teto de residência da UFC cai e 17 estudantes são transferidos para nova casa

(Foto da matéria: Conrado Junior)

Parte do teto da Residência Universitária, conhecida como Presídio, caiu na manhã desta quinta-feira, 23. De acordo com estudantes moradores do local, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi informada, pelo menos, duas vezes sobre as condições da residência. Em nota, a UFC informou que a recuperação da cobertura iniciou ontem e o prazo para conclusão é de 20 dias. Os 17 residentes do local foram alocados em outras habitações

Cleber Matos, estudante de ciências biológicas, não estava no local na hora do desabamento, mas se machucou quando o gesso da residência caiu pela primeira vez. Segundo ele, ontem, quando o teto da sala caiu, outros cinco alunos e o zelador estavam no local. Cleber relatou ao O POVO Online que o funcionário da Universidade quase foi atingido pelos escombros e a TV, que estava na sala, onde a cobertura caiu, ficou destruída.

“Na primeira vez começamos a ver rachaduras no gesso, comunicamos a secretaria de infraestrutura e fomos avisados e orientados a quando passar embaixo, olhar para cima, simplesmente foi isso que disseram. Negligenciaram mesmo, algumas semanas depois acordamos com o barulho do teto cedendo, ficando com toda a fiação exposta”, descreveu Cleber.

De acordo com o jovem, pela segunda vez o gesso de outra área da casa também começou a demonstrar problemas. A universidade foi comunicada e, segundo o estudante, nada foi feito. “Em um dia quando cheguei da universidade cansado, fui surpreendido com o gesso caindo, por segundos não caia em cima de mim, fiquei muito abalado”, testemunhou.

Mudança

Ontem, após o desabamento, Cleber foi transferido para a Residência Pici 420. “Foi tudo muito rápido, eu estava na aula quando mandaram mensagens no grupo da casa avisando que o teto tinha caído e que não era seguro dormir alí. Cheguei em casa, em menos de 15 minutos minhas coisas já estavam no caminhão”, relatou.

“Estão prometendo reforma e em 20 dias retornar para casa, mas não confiamos nessas obras, porque em frente a nossa residência tem outra que está em reforma desde 2014

Uma outra também, Chamada Castelo, também tá em reforma a pouco mais de um ano”, confessou o estudante sobre a entrega da residência após o desabamento.

Nota oficial da Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará informa que realizou, na tarde desta quinta-feira (23), vistoria geral na residência universitária localizada na Avenida da Universidade, nº 2133, e já iniciou a recuperação da sua cobertura. Além disso, representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Prefeitura do Benfica e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA) se reuniram nesta tarde com os moradores da residência estudantil citada. Na ocasião, ficou acordado um prazo de 20 dias para a recuperação do local. Durante esse período, os 17 estudantes-moradores serão alocados em outras residências da Universidade.

Atualmente, a UFC possui em funcionamento 10 residências universitárias, que acomodam 417 estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica de outros municípios cearenses ou de outros estados que não possuem núcleo familiar ou parentes de 1º grau residindo em Fortaleza. A seleção dos moradores é feita por meio de edital. Os estudantes selecionados recebem, a priori, um auxílio-moradia no valor de R$ 400,00 mais auxílio-alimentação enquanto aguardam a liberação de vagas nos imóveis. Todos os residentes e os beneficiados com o auxílio-moradia têm direito a desjejum, almoço e jantar gratuitos nos restaurantes universitários (RU).

FONTE: O Povo.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *